quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Papo de Bola (Parte 002)

COPA SULAMERICANA - VASCO 5X2 UNIVERSITÁRIO (PERU) - 09/11/11

Como de costume, em jogos do Vasco, peguei o meu lugarzinho no sofá, coloquei a camisa do Vasco no meu filho, liguei no pré-jogo e fiquei acompanhando ao lado dele a preparação da partida.


Nas ultimas 3 partidas o Vasco não havia marcado sequer 1 gol e ontem precisava vencer com 3 gols de diferença. Tinha tudo pra ser mais uma noite em que tudo daria errado e mais uma vez o Vasco seria eliminado da Sulamericana nas quartas-de-final da competição.


Jogo iniciado, Vasco com vontade, no ataque, mas a bola insistia não entrar. Apesar da pressão, parecia que o nosso ataque passaria em branco mais uma vez, por incompetência, azar ou mesmo competência defensiva adversária.


Ganhamos um penalti. 1x0, bem batido por Diego Souza. Pela tranquilidade da cobrança, senti que o time estava focado. Só faltavam 2 gols. Porém, pouco depois, um cruzamento do Universitário, um toque displiscente do atacante peruano, o goleirão mal posicionado e pronto, o empate. Agora faltavam 3 gols. Fim de primeiro tempo e a certeza que morreríamos na praia já tomava conta.


Início de segundo tempo. Gol do Universitário. Faltavam agora 4 gols. Ali minha paciência se acabou e desliguei a TV. Fui para o computador, gastar meu tempo com coisas mais interessantes, tipo um jogo de sinuca online. Porém, no caminho entre a TV e o computador, quando sento em frente à este, na internet já acusava o 2x2. Me animei bem pouco e liguei uma rádio virtual para curtir o restante do jogo, enquanto jogava o tal jogo online.


De repente nosso zagueirão, Dedeckenbauer, o Mito, cruza uma bola na área e o goleirinho adversário aceita. Era o 3x2. O nosso ataque começava a dar o ar da graça. O que faltou nas últimas 3 partidas parecia estar sobrando ali. Faltavam ainda mais 2 gols. Continuava sem a mínima vontade de assistir o restante da partida na TV.


E novamente ele, o Mito, em uma bolinha alçada na área, escora mais uma vez pro fundo da rede. 4x2. O zagueirão, o melhor atacante da partida, nos deixa a apenas 1 gol da inédita classificação. Mas pra mim ainda continuava impossível.


E então, mais uma bola na área, mais uma cabeçada dele, o zagueiro artilheiro e Alecsandro, que tem entrado para decidir (o que a pouco tempo era função de Elton, o atual titular), dá um leve desvio para a alegria da nação cruzmaltina. Eu não conseguia crer naquilo. Apenas após o quinto gol resolvi voltar à TV. A frustração de minutos antes se transformou em grande euforia, mais um torneio e o Vascão, na raça, avançando na tabela!


Inacreditável. O futebol tem dessas coisas! O impossível é possível! Difícil foi dormir depois, assistindo melhores momentos, enviando SMSs para os vascaínos amigos, enviando emails para os secadores urubulinos. Era o momento de curtir aquilo tudo! Jogo épico, virada histórica!


E ninguém tira esse nosso título, não o da Sulamericana, mas o de sermos o "Time da Virada".


Agora é torcer para estes gols não faltarem no domingo contra o Foguinho, pelo brasileirão, na busca do nosso penta-campeonato.


Confira abaixo os melhores momentos:


Amor que vem de família... Orgulho de ser vascaíno! Vasco da Gama, religião!

Confira também as colocações de Julio Cesar, no Blog da Fuzarca, do G1:
http://globoesporte.globo.com/platb/juliocesar/

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Limgua Purtugueza (Parte 011)


Pra bom entndedor, meia palvra basta!
São Bernardo do Campo-SP. Novembro/2011